Entre as necessidades geradas pelo processo de envelhecimento populacional destaca-se estudar as condições de vida e de saúde das pessoas idosas. Dentre alguns fatores importantes estão as quedas, que podem acarretar graves prejuízos para os idosos, tais como morbidades, mortalidade, elevar o tempo de hospitalização, assim como os gastos e institucionalizações precoces. Assim, o EpiFloripa Idoso, estudo populacional, de base domicilia, conduzido com idosos de Florianópolis/SC, tem como um de seus objetivos mostrar à população como está a saúde dos idosos residentes na região urbana do munícipio.

Ao investigar os fatores que podem ocasionar quedas dentro e fora do domicílio, em 1619 idosos residentes em Florianópolis, evidenciou-se que destes, 287 idosos tiverem alguma queda nos anos de 2013/2014, sendo que a maioria (62,97%) caiu fora do domicílio. Os fatores que podem influenciar na ocorrência de quedas fora do domicílio são ter percepção ruim das calçadas perto de casa, perceber a própria saúde ruim/muito ruim, morar em locais com poucas áreas comerciais e com pouca quantidade de calçadas. Já os fatores que influenciam a ocorrência de quedas dentro do domicílio são ter 70 anos ou mais de idade e fazer uso de cinco ou mais medicamentos.

Alertar os idosos quanto aos cuidados necessários para evitar a ocorrência das quedas, assim como orientá-los sobre a gravidade do evento e as complicações que este pode causar, também é uma necessidade diante da pouca importância que os idosos atribuem às quedas. Além disso, para promover a diminuição da ocorrência de quedas em idosos, as intervenções devem ser planejadas com foco nas particularidades não só do ambiente domiciliar do idoso, mas também do ambiente construído, com maior atenção para a conservação das características do ambiente, o que nem sempre é levado em consideração e expõem os idosos a riscos.

Fonte:

- Antes, Daniele Ledur. Relação de fatores individuais e do ambiente construído com a prevalência de quedas em idosos de Florianópolis. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Universidade Federal de Santa Catarina. 2015.

Acompanhe mais notícias sobre o projeto:

www.epifloripa.ufsc.br