17/11/2011

A 3ª  Conferência Internacional para a Melhoria do Uso de Medicamento está sendo realizada em Antalya, Turquia, desde o dia 14 e termina nesta sexta, dia 18 de novembro. A ICIUM 2011 visa a moldar recomendações baseadas em evidências políticas e indicar uma agenda de pesquisas futuras. A conferência é limitada a 600 pessoas, entre pesquisadores, gestores do setor saúde e formuladores de políticas públicas. São apenas 13 participantes brasileiros, sendo um deles a doutoranda Alexandra Boing, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFSC e pesquisadora do estudo EpiFloripa.

Dos brasileiros, três (um pesquisador da ENSP/Fio Cruz, um da UFG e a doutoranda Alexandra Boing, da UFSC) receberam financiamento da ICIUM para participar da conferência em virtude da realização de pesquisas importantes com populações vulneráveis. A pesquisa desenvolvida na UFSC ocorreu no estudo de base populacional (chamado Epifloripa e conduzido no âmbito no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva), com 1720 adultos residentes em Florianópolis.

A parte apresentada no congresso na Turquia objetivou verificar as desigualdades de gênero nos gastos e no comprometimento de renda na compra de medicamentos.

Durante os próximos meses a doutoranda da UFSC Alexandra Boing realizará palestras e reuniões sobre os principais apontamentos da conferência para melhoria do uso de medicamentos no Brasil e no mundo.

 

Para saber mais, acesse: http://noticias.ufsc.br/2011/11/17/doutoranda-da-ufsc-e-selecionada-para-conferencia-internacional-na-turquia/#more-45140

Fonte: Alexandra Crispim Boing – Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.